TOP

Governo hostiliza instituições produtoras de informação e conhecimento

O ano de 2019 vem sendo marcado até aqui por uma postura agressiva do governo federal em relação às próprias instituições federais de pesquisa e produção de conhecimento. INPE, IBGE, INEP, Fiocruz, Universidades, entre outros órgãos de excelência, foram, em diferentes momentos, alvos de críticas sem fundamento técnico, calúnias, asfixia orçamentária, censura nas divulgações, cerceamento da autonomia técnica, substituição de funcionários de carreira por indicados, e até tentativa de violação do sigilo de dados individuais, promovidos por funcionários do governo, incluindo ministros e o próprio presidente.

As agressões sofridas por essas instituições não são desconexas. Pelo contrário. Indicam uma política deliberada de desconstrução da capacidade do Estado brasileiro de produzir dados com independência, rigor e transparência.

Não à toa, podemos chamar de colapso civilizatório o momento situacional que o país atravessa. Tal colapso não diz respeito apenas ao desprezo com que vêm sendo tratados os valores republicanos, ligados  às virtudes cívicas da busca pelo interesse geral do país e o bem comum das pessoas, e democráticos, relacionados à participação e deliberação da sociedade na vida política. Trata-se, ainda, das nefastas consequências do desmonte do Estado em providenciar respostas às necessidades da população, bem como ao que a sociedade acumulou de demandas de desenvolvimento do país.

Essa situação crítica merece atenção de toda a sociedade. É em defesa das estatísticas públicas e da produção de informações e de conhecimento científico – pilares da formulação e gestão das políticas públicas e do próprio funcionamento de um regime democrático – que as Associações e Sindicatos abaixo assinados continuarão lutando!

AFBNDES – Associação dos Funcionários do BNDES

AFIPEA – Associação dos Funcionários do IPEA

AFIN – Associação dos Empregados da FINEP

ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior

ASCAPES – Associação dos Servidores da Fundação CAPES

ASCON – Associação dos Servidores do CNPq

ASFOC SN – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Fundação Oswaldo Cruz

ASIBAMA-RJ – Associação dos Servidores Federais da Área Ambiental no Estado do Rio de Janeiro

ASSIBGE-SN – ASSIBGE – Sindicato Nacional

ASSINEP – Associação dos Servidores do INEP

FÓRUM DE C&T – Fórum de Ciência e Tecnologia

SINDCT – Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial

SINDGCT – Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura

Brasília, 26 de Agosto de 2019

Nota_Conjunta_logos700px

TOP

Parabéns FINEP – 52 Anos de Apoio à Pesquisa e à Inovação

Post_Niver_Finep_Afin2_

Fundada em 24 de julho de 1967 a Finep está presente em todas as etapas de desenvolvimento da pesquisa científica e da inovação tecnológica no Brasil.

A Afin e todos os seus associados, funcionários desta empresa inovadora, tem orgulho dessa história.

TOP

Vitória da Unidade

 

O auditório do Ventura recebeu 326 empregados da Finep na tarde da quinta-feira, 04/07/2019, e foi palco de uma assembleia histórica, na qual a maior vitória foi a solidariedade do corpo funcional, não apenas fortalecendo a sua posição no processo negocial em curso mas, especialmente, renovando o espírito de união recentemente despertado e apontado por todos como fundamental para o enfrentamento da crise institucional pela qual passa a FINEP.
 
A proposta da empresa continha, além de uma tentativa de rebaixamento salarial, inexplicável do ponto de vista técnico, segundo a própria representação da empresa na mesa de negociação, uma covardia inominável com os empregados que exerceram seu direito ao benefício da aposentadoria pelo INSS. Se aprovada aquela proposta, os aposentados perderiam o complemento da remuneração e benefícios, justamente nos momentos em que estivessem mais vulneráveis financeira, física e emocionalmente, ou seja, quando em licença médica por mais de 15 dias.
 
No início da assembleia foi lembrado que a relação entre empregador e empregado não é impactada de qualquer forma pelo fato do empregado estar em fruição da aposentadoria. Do ponto de vista do empregador, o que existe, segundo a legislação vigente, são empregados na ativa, independente da sua situação junto ao INSS.
 
Ao longo da assembleia, com as intervenções realizadas pelo plenário, foi ficando claro para todos que a empresa havia cruzado o limite da condição humana dos empregados, associando o rebaixamento e arrocho salarial com a perseguição a um grupo determinado de empregados, o que configuraria, claramente, sua discriminação.
 
O resultado foi a recusa da proposta da empresa e a aprovação de contraproposta que demonstra a disposição do corpo funcional de abrir mão de receber o mesmo índice de reajuste de todas as instituições pertencentes à base do Sindicato dos Bancários no Brasil, privilegiando a busca de uma solução por meio de um acordo, e também que a comunidade de pessoas que trabalham na Finep não negocia a dignidade dos seus membros.

O Colegiado

TOP

Homenagem ao Nosso Querido Colega Paulo Assis

A Abrapp comemora hoje o Dia do Aposentado. No evento, realizado anualmente, as Fundações de Previdência indicam seus Assistidos para serem homenageados.

 

Este ano, o Ex Presidente da AFIN, Paulo Roberto Faria de Assis, receberá uma homenagem póstuma da FIPECq. A Viúva, Ana Maria Souza, Assistida do Plano de Previdência Complementar- PPC, receberá o certificado representando todos os aposentados e pensionistas da Fundação.

 

Leia a matéria completa em: https://bit.ly/2MnRj0d

 

Ficamos felizes com a merecida homenagem, que destaca a sua atuação profissional e dedicação à defesa da Finep e do seu corpo funcional através da AFIN – Associação dos Empregados da Finep

 

O COLEGIADO, em 23/01/2019.

 

TOP

CONHECER – ELEIÇÕES 2018 – CIÊNCIA

No dia 29/07/2017, cientistas e divulgadores científicos sabatinaram alguns dos pré-candidatos à Presidência da República ou seus representantes, sobre o tema Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

O evento “Conhecer – Eleições 2018”, realizado na Casa de Portugal (São Paulo – SP) é uma iniciativa inovadora, que buscou promover um debate sobre a importância estrutural da Ciência no desenvolvimento do país e foi realizado por Dispersciência (http://www.youtube.com/dispersciencia) e Science Vlogs Brasil, com patrocínio da Eppendorf. 

 

Participaram do evento:

– Paulo Rabello, candidato pelo PSC (que mais tarde retirou sua candidatura)

– João Paulo Capobianco, representando a REDE

– Walter Neves, representando o PPL

– Fernando Haddad, representando o PT

– Diogo Costa, representando o NOVO

– José Márcio Camargo, representando o MDB

– Daniel Cara, representando o PSOL

– Ciro Gomes, candidato pelo PDT

 

A íntegra do evento pode ser acessada em https://youtu.be/JfzKZOauQZI.

 

Diversos textos sobre a situação da Ciência brasileira também podem ser conferidos no portal: http://bit.ly/2n3A6gQ

 

A AFIN congratula os organizadores por esta iniciativa

 

O Colegiado

TOP

AFIN entrega título Personalidade de CT&I do Brasil e reúne representantes do setor na sede do Flamengo/RJ

Reis Velloso
À esquerda, o economista João Paulo Reis Velloso, abaixo, na 1ª foto, o presidente da ABC, Luiz Davidovick, representado por Márcia Barbosa (diretora/ ABC) e, na 2ª foto, a presidente da SBPC, Helena Nader, com o professor emérito da UFF, Waldimir Pirró e Longo 
Luiz Davidovich e Marcia Cristina Barbosa_2Helena Nader e Waldimir Pirró e Longo (mais…)

TOP

Ciclo de Debates Afin Institucional

Série: A FINEP que o País precisa

16 de junho de 2016 ¤ 11:00hs

Auditório da FINEP – 10° Andar – Ed. Ventura
palestrante

Dra. Valéria Delgado Bastos

Economista BNDES
Tema:

FUNDOS SETORIAIS: RECURSOS, ESTRUTURA E ESTRATÉGIA

TOP

A Finep de que o País Precisa”- O NOVO Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

TOP

Ciclo de Debates Afin Institucional

Série: A FINEP que o País precisa

26 de abril de 2016 ¤ 11:00hs

Auditório da FINEP – 10° Andar – Ed. Ventura
palestrante

Dr. Eron Braga Bezerra

Secretário da SETEC/MCTI

 

Tema:

O NOVO MARCO LEGAL

TOP

ASSEMBLÉIA HISTÓRICA NO VENTURA – RETOMANDO A DEMOCRACIA NA FINEP

ASSEMBLÉIA VENTURA 1 ASSEMBLEIA VENTURA 2 ASSEMBLEIA VENTURA 3 ASSEMBLEIA VENTURA 4 ASSEMBLEIA VENTURA 5 ASSEMBLEIA VENTURA 6