AFIN de Debate

  Bem vindo ao AFIN de Debate. Este fórum foi criado para permitir a interação entre a AFIN, os empregados e os ex-empregados da FINEP.  Para acessar as discussões dos fóruns AFIN e FINEP é necessário estar cadastrado no site e ser registrado como empregado da FINEP ou associado da AFIN (algumas das discussões poderão estar restritas aos associados).

  Ao se cadastrar, identifique-se ao administrador (postmaster@afin.org.br), para que seja autorizado o acesso a estas áreas.

Bem vindo(a) Convidado 
Esconder/Exibir painel

Olá Convidado, faça login ou registre-se

Páginas: [1]
 ResponderRSS feed   
Autor TópicoAgenda da AFIN
Convidado
Newbie
Posts: 3
Permalink
Post Agenda da AFIN
em: January 31, 2012, 09:38
Citação

Qual é a agenda da associação após a greve?

Editor
Moderador
Posts: 2
Permalink
Post Re: Agenda da AFIN
em: January 31, 2012, 20:36
Citação

André,
Por enquanto estamos colocando as informações no post de abertura da página.

AFIN de DEBATE
A importância da FINEP no desenvolvimento de atividades inovadoras tem estado presente desde a sua criação. As suas diversas ações alavancaram as potencialidades dos Institutos de Pesquisa Tecnológica e Universidades no Brasil e ainda continua sendo um grande instrumento para o dinamismo que a inovação exige. Foram bilhões de reais investidos de norte a sul do Brasil, o que nos coloca hoje numa posição de destaque mundial nas pesquisas até então concentradas nas grandes economias.
Por outro lado, de modo geral, os governos procuram proporcionar um cenário propício às empresas para que possam implementar suas estratégias tecnológicas. As atividades de P&D são carregadas de incerteza e, portanto, muitas das vezes carecem de créditos compatíveis, de serviços tecnológicos disponibilizados, de pessoal qualificado e outros instrumentos que possibilitem sua melhoria no patamar produtivo e mercadológico.
Foi criada a Lei de Inovação e com elas inúmeros instrumentos de incentivo ao desenvolvimento nacional das empresas e aumentando ainda mais a participação compromissada das instituições de pesquisa. Entretanto, os recursos disponibilizados desde então e as ações implementadas não revelam os reais impactos em P,D&I.
A AFIN deseja provocar questões que contribuam para discutir, por exemplo, razões que explicam a baixa participação do investimento privado no esforço inovador do País. Por que as empresas nacionais investem pouco em tecnologia? Por que o aumento do dispêndio público ainda não se traduz em resultado digno de comemoração? Quais tem sido os resultados efetivos dos investimentos dos modelos da subvenção econômica? Deve-se “subvencionar” grandes empresas? Quais os reflexos nos financiamentos para P&D do Brasil e não para criação de empregos no exterior? Estamos realmente financiado desenvolvimento ou desonerando apenas folhas de pagamento das empresas. E as tomadas de financiamento antes e após a subvenção?
Há também que se pensar na tipologia de projeto que está sendo financiado com recursos reembolsáveis e em que base esses financiamentos estão sendo concedidos. Pode estar ocorrendo aporte de muitos milhões sob o argumento de desenvolvimento e inovação, quando na verdade podem estar sendo direcionados apenas para giro de caixa das empresas. Também não se pode deixar de verificar as “urgências” de operações, em que ocorrem tramitações e contratações em prazos excepcionalmente curtos...sic! Açodamentos por execução de compromissos orçamentários não é sinônimo de qualidade.
Com essa preocupação a AFIN gostaria de suscitar uma discussão com a finalidade de se pensar a situação da FINEP atual e diante do cenário que se anuncia. Pensar uma FINEP de entendimento do valor agregado às suas atividades precípuas e desafios, sem perder de vista a responsabilidade de cada empregado nas tomadas de decisão.É faze-lo respeitar-se em suas posições técnicas e profissionais Uma FINEP sem estruturas conflituosas, de superposições de atividades, de buscas desenfreadas por ocupações de cargos como sinônimo de aumento de salário, de papelórios sem resultados concretos.
Esse será um espaço aberto para que você, Finepiano, possa colocar livremente sua opinião e contribuir para a melhoria e crescimento dessa empresa que ajudamos a construir nesses 44 anos de sua existência. Aqui você é livre para expressar seu pensamento sem ameaças, censura ou cerceamento.Somente não serão admitidas agressões pessoais a colegas.Nos interessa o repensar nossa empresa.Também poderá ser um espaço para captação de informações que agreguem maior necessidade de verificação, inclusive sobre situações que mereçam algum tipo de investigação por segmentos específicos do poder público ou que coloquem em jogo a imagem da FINEP e de seus empregados.
Pela defesa dos empregados da FINEP e da instituição.
AFIN DE DEBATE, o espaço que você precisava para expressar o que gostaria sobre a FINEP.

Resposta rápida:


Digite o código de verificação: (Obrigatório)
Páginas: [1]
 ResponderRSS feed   
Mingle Fórum by cartpauj
Versão: 1.0.34 ; Página carregada em: 0.013 segundos.

Comments are closed.