A Associação dos Aposentados da FINEP – ASAF, depois de tomar conhecimento, por meio da correspondência da AFIN, da hipótese da diretoria da FINEP retirar da FIPECq a gestão do plano de previdência, posicionou-se contra uma mudança sem prévio debate e acordo com os participantes.
Reafirmamos a gravidade que uma mudança desta natureza seja realizada sem o conhecimento e a concordância dos participantes.
E a opinião de que uma migração só deva ser cogitada diante de fatos extremamente graves que possam comprometer a longo prazo a Fundação, e a sua capacidade de gestão do nosso patrimônio.
Leia baixo a íntegra da carta da ASAF.
Carta da ASAF ao Presidente da FINEP
Prezado Presidente,
Há meses aguardamos agendamento de reunião. Conhecemos os óbices impostos pela pandemia, mas novos e graves eventos ocorreram, justificando a urgência que solicitamos para que seja realizada a reunião conosco.
Os participantes do plano complementar de aposentadoria patrocinado pela FINEP foram surpreendidos com a hipótese da diretoria da FINEP retirar da FIPECq a gestão do plano. Durante décadas, entregamos a gestão de parte de nossos rendimentos à nossa Fundação (as contribuições da empresa não são doações, pois constituem também parte do salário que nos seria pago) e a ameaça de mudar a instituição gestora sem prévio debate e acordo com os participantes não nos parece correta. O BILHÃO E SEISCENTOS MILHÕES DE REAIS que a FIPECq gere nos pertencem.
Tememos que a batalha jurídica, inevitável no caso da ruptura e a possível existência de interesses subalternos na escolha dos novos gestores, deixe a gestão de nosso patrimônio em segundo plano, o que ameaça inevitavelmente nosso sustento futuro.
É muito grave, presidente! Precisamos conversar face a face, pois nada foi resolvido satisfatoriamente pelos escalões inferiores da FINEP até hoje.
Atenciosamente,
Rachel Ozuna Delgado Negrão
Diretora Presidente da ASAF
Luiz Fernando de Almeida Bello
Diretor Administrativo-Financeiro
Rui Gregório de Andrade
Diretor de Seguridade Social