Este ano vão acontecer as eleições para a Diretoria e Conselho Deliberativo da AFIN, para o exercício de 01 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2023, conforme o Regimento Eleitoral da Associação. A sistemática da eleição será tema de Assembleia Geral Extraordinária, a ser convocada em breve.
Devido à pandemia de Covid 19 e ao trabalho à distância, o Colegiado selecionou uma plataforma de votação pela internet, o sistema Helios Voting (https://vote.heliosvoting.org/).
Helios Voting é uma organização social liderada por Ben Adida, engenheiro de software com PhD em Ciência da Computação do grupo de Criptografia e Segurança da Informação do MIT, e tem uma ótima reputação internacional.
É disponibilizado publicamente como software livre, o que permite personalizações no código fonte, e oferece um programa de eleições verificáveis on-line. Faz uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto (descriptografar o voto) individual de cada eleitor.
Sua proposta é um sistema de votação:
- Privado: ninguém sabe como você votou.
- Verificável: cada eleitor recebe um número de rastreamento.
- Comprovado: Helios é de código aberto, aprovado por especialistas de primeira linha e em uso por grandes organizações. Seu repositório principal pode ser acessado através do endereço: https://github.com/benadida/helios-server.
O Helios Voting já foi avaliado por especialistas qualificados e por isso utilizado por grandes organizações, incluindo sociedades científicas e profissionais além de inúmeras Instituições de Ensino Superior. Organizações públicas como Defensoria Pública da União e Tribunal de Justiça de Minas Gerais, além de sociedades científicas como Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), entre outras, também utilizam o sistema para a eleição de suas diretorias. Para finalizar, pode-se citar exemplos de importantes instituições internacionais que igualmente avaliaram e adotaram o Helios Voting como ferramenta, tais como Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Princeton (EUA) e Universidade Católica de Leuven (Bélgica), entre outras.
Votando com o Helios
Uma votação típica via Helios requer o preenchimento de uma cédula online e, em seguida, clicar em um botão que criptografa a votação, mascarando seu conteúdo. Os eleitores então recebem números de rastreamento individuais – ‘impressões digitais’ de seus votos; finalmente, eles enviam seus votos verificando suas identidades.
Para verificar novamente se suas cédulas foram contadas, os eleitores podem acessar o site e rastrear as cédulas da eleição, o que permite que eles correspondam seu número de rastreamento específico ao seu nome.
Há outra camada de segurança e confirmação: uma medida de verificação de crowdsourcing chamada auditoria aberta que permite que qualquer pessoa tenha acesso aos dados eleitorais.
Simulação prévia
A AFIN vai fazer uma simulação prévia das eleições para a Diretoria e Conselho Deliberativo na próxima semana, para que os associados conheçam o sistema e sua operação. Em breve os votantes receberão um convite para a votação em seus e-mails pessoais cadastrados junto a Associação.
Você pode atualizar o seu e-mail pessoal no site: https://www.afin.org.br/atualizacao-de-cadastro/.
Algumas referências
- USP: https://jornal.usp.br/institucional/usp-implanta-sistema-inedito-de-votacao-eletronica/ ;
- Eleição por Criptografia – Cédulas secretas, votos verificáveis: https://www.harvardmagazine.com/2010/05/secret-ballots-verifiable-votes
- UNIFAL: https://www.unifal-mg.edu.br/eleicoes/sobre-o-sistema-e-o-sigilo-do-voto/
- IFCE: https://ifce.edu.br/eleicoesifce2020/menu-lateral/sobre-o-helios-voting
- SBC: https://www.sbc.org.br/institucional-3/eleicoes
One comment