Os presidentes das associações de Empregados da FINEP (AFIN) e de Aposentados da FIPECq (ASAF) encaminharam na quinta-feira uma carta aos Conselheiros da FINEP sobre a decisão da Diretoria de transferir a gestão do PPC da FIPECq para a BB Previdência.
A carta lembra os pontos principais da recente manifestação conjunta dirigida ao Presidente da FINEP (clique aqui para ler). Abaixo o texto integral da carta aos Conselheiros:
Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2022.
Prezados Conselheiros,
Dirigimo-nos a este egrégio colegiado, como representantes das associações de Empregados da FINEP (AFIN) e de Aposentados da FIPECq (ASAF) para dar conhecimento da recente manifestação dirigida ao Presidente da FINEP, Waldemar Barroso Magno Neto.
A carta apresenta a preocupação das duas Associações com a decisão de transferir a gestão do PPC. E demonstra que esta preocupação é compartilhada pelos aposentados e empregados, que declararam a sua adesão aos manifestos, conforme relações anexadas ao documento.
Conforme exposto na correspondência a FIPECq vem apresentando uma evolução institucional relevante, desde que se decidiu pela contratação de profissionais de mercado, com impactos expressivos para os seus resultados, e não há evidências de que possam sustentar a afirmação de que a Fundação não apresente economicidade na gestão do PPC, representada pelo seu custo-benefício, muito menos que existam riscos para a sua sustentabilidade.
Também geram preocupação os prejuízos trazidos à representação dos empregados e aposentados nos conselhos de administração e fiscal, pelas mudanças impostas pela decisão. E a insegurança em relação a resultados futuros do PPC, caso a mudança de gestão seja efetivada.
Assim, pedimos a sua especial atenção ao assunto e aos impactos trazidos pela decisão de transferir a gestão do PPC, solicitando que a mesma possa ser revogada, e que o tema seja objeto de amplo debate, com a participação dos empregados da FINEP e aposentados da FIPECq, assim como da própria FIPECq.
Solicitamos ainda que seja dada transparência a todos os documentos que nortearam a as recomendações produzidas no processo e conduziram à decisão da transferência do PPC, para que todos os participantes (ativos e assistidos) possam contribuir para que se chegue à melhor alternativa para o seu futuro.
Com nossos protestos de elevada estima e consideração, subscrevemo-nos
Atenciosamente,
Sérgio Leser
Presidente da AFIN
Luiz Fernando de Almeida Bello
Presidente Interino da ASAF