A Associação dos Empregados da Finep e o Sindicato dos Bancários protocolaram uma carta a Área de Gestão de Pessoas sobre a aplicação dos protocolos referentes aos novos casos de COVID e às atividades presenciais na empresa. Os empregados continuam mobilizados e fazem mais uma manifestação na quinta-feira, 26 de maio.
Rio de Janeiro, 24 de maio de 2022.
À Área de Gestão de Pessoas – AGEP
A/C. Sra. Tereza Cristina A. dos Santos
C/C Diretoria Administrativa – DADM
A/C. Sr. Andre Luz de Godoy
Prezada Superintendente
Diante do crescimento de números de infecções por COVID no país e também dos relatos de novos casos entre empregados, é necessário e urgente examinar a efetividade de aplicação do protocolo de retorno às atividades presenciais na FINEP.
A RES/DIR 0041/2022 estabelece que, quando caracterizado contato próximo com casos confirmados da doença os empregados devem ser afastados e mantidos em teletrabalho por 5 dias, mesmo que assintomáticos, e até que apresentem teste negativo para SARS CoV-2. Já para casos suspeitos, onde haja sintomas de doença respiratória aguda, ou mesmo de pessoas em seu ambiente com estes sintomas, o empregado não deve comparecer à FINEP até que os sintomas regridam, podendo retornar à atividade presencial caso permaneçam sem febre (sem o uso de antitérmicos) por pelo menos 24 h.
Entretanto, os relatos sobre as orientações recebidas pelos empregados, considerando as suas dúvidas e a de seus gestores quanto à aplicação das medidas indicadas no plano de retorno, nos alertam para problemas no cumprimento das medidas aprovadas pela FINEP.
Pelos informes que temos recebido, com frequência os colegas que recorrem à FINEP, relatando ter tido contato com empregados que posteriormente apresentaram teste positivo para COVID, são orientados a permanecer na empresa e a retornarem aos seus postos de trabalho. Mesmo em casos nos quais os colegas relatam o surgimento de sintomas característicos os mesmos estariam sendo mantidos em trabalho presencial.
Nesta última semana, novos casos vieram à tona, agora com uma boa possibilidade de ter havido a transmissão dentro da empresa, por estarem concentrados em uma mesma diretoria.
É particularmente preocupante este estado de insegurança, não apenas pelo crescimento dos casos de COVID dentro da empresa, mas especialmente pelo retorno dos empregados com idades a partir dos 60 anos e daqueles com comorbidades ao trabalho presencial, inclusive com a presença de colegas com casos mais graves de saúde, devidamente relatados à FINEP, mas sem o adequado acolhimento de seus pedidos de excepcionalidade.
Urge, não só que se apliquem efetivamente os protocolos estabelecidos no âmbito do plano de retorno, mas que sejam reavaliadas as medidas protetivas estabelecidas pela FINEP para o ambiente laboral, ampliando o seu rigor, visando à segurança das pessoas que frequentam todos os ambientes de trabalho e de circulação interna da empresa.
É fundamental que sejam registrados, acompanhados e comunicados, de preferência semanalmente, o número de casos de contaminação pelo COVID, principalmente as situações que apontam para a transmissão dentro da FINEP, determinando a suspensão das atividades presenciais para grupos mais amplos de empregados, visando a interromper a cadeia de transmissão do vírus, e até o retorno às atividades remotas de toda a FINEP caso o quadro epidemiológico venha a se agravar.
Na certeza do bom acolhimento de nossa solicitação, reiteramos nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,
Sérgio Leser
Presidente da AFIN
Carlos Alberto Zani
Diretor do Sindicato dos Bancários do RJ
Mais uma manifestação na quinta-feira 26/05/2022
O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e a Associação dos Empregados da FINEP – AFIN, conclamam todos os empregados a comparecerem à Manifestação pela adoção do regime de trabalho remoto na empresa.
A manifestação será realizada nos Pilotis da Praia do Flamengo nº 200 – sede da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP às 11 horas.