Assembleia relata aumento de casos de COVID, mesmo assim diretoria revoga Plano de Retorno

Nesta quinta-feira, 26/05/2022, os empregados realizaram nova sessão da assembleia permanente, que teve lugar no pilotis do condomínio Praia do Flamengo 200.

Durante a assembleia foram debatidas as falhas da Finep na aplicação do plano de retorno ao trabalho presencial e o aumento de casos de COVID na empresa, que levaram o Sindicato e à Associação a encaminharem carta à AGEP, em 25/05/2022, no sentido de verem aplicados os dispositivos do referido plano.

Foram relatados diversos casos de recomendações pelo setor médico para permanência dos empregados em seus postos de trabalho presencial, mesmo diante de casos de contato com pessoas com quadros suspeitos ou confirmados de COVID, o que contraria as determinações do plano de retorno.

Diante da chegada da informação, durante a assembleia, de que a FINEP estaria prestes a revogar o plano de retorno, os empregados reforçaram a importância de sua manutenção e do seu aprimoramento no âmbito da CPART.

Decidiu-se ainda pela recomendação de que os empregados  encaminhem as suas consultas sobre o plano de retorno formalmente ao DAES, sempre com cópia para a AFIN (afin@afin.org.br) e a CIPA (cp_cipa@finep.gov.br), assim como as respostas da empresa, inclusive o que foi enviado e respondido antes da assembleia, para que se tenha um acompanhamento efetivo do funcionamento da caixa de sugestões disponibilizada.

Também foram relatadas as iniciativas referentes ao movimento pelo teletrabalho ocorridas durante a semana, desde a subida dos empregados ao andar da presidência, em 19/05/2022.

Recomendou-se que os casos de concessão de teletrabalho pelos gestores sejam adequadamente registrados no sistema de controle de frequência, alertando-se para os problemas e riscos do uso de registros alternativos sem as justificativas adequadas.

Destacou-se que ainda permaneciam pendentes o estabelecimento de novo cronograma para a implementação do teletrabalho, de canais de diálogo efetivo com a Associação e com o Sindicato, bem como de informações sobre o andamento dos trabalhos do GT, cujas atividades estão prestes a completar um mês.

Sobre o canal de sugestões dos empregados ao GT do teletrabalho, foi aprovada a recomendação de que que os empregados encaminhem para o e-mail da AFIN (afin@afin.org.br) cópia das suas sugestões ao GT, assim como as respectivas respostas recebidas.

Também se deliberou pela realização da próxima mobilização, a ser realizada na porta o Edifício Praia do Flamengo 200, com o suporte do Sindicato dos Bancários.

No 24º andar os manifestantes foram recebidos pelo Chefe de Gabinete.
Fotos de Isaías Demócrito.

Ao final da manifestação, os presentes se deslocaram para o 24º andar, onde foram recebidos pelo Chefe de Gabinete, a quem foram apresentadas as deliberações da assembleia, as quais também foram enviadas formalmente à Presidência, conforme carta anexa.

Plano de Retorno é revogado

Durante o dia, conforme informação trazida por um colega durante a assembleia, confirmou-se a revogação da vigência do Plano de Retorno, o que representa o fim da existência de recomendações de atenção e de cuidados em relação à propagação da COVID no ambiente de trabalho, justamente quando o número de casos relatados pelos empregados da FINEP se multiplicam, comprometendo o funcionamento de departamentos e até de áreas inteiras, o que decorre especialmente do desrespeito da empresa ao protocolo de circulação dos empregados em atividade presencial (plano de retorno).

Mais uma vez a FINEP demonstra o seu descaso e desrespeito para com os empregados e as suas famílias, fortemente impactados pela pandemia da COVID, que não se encerrou e ainda é apontada pelos órgãos de monitoramento e orientação sobre as medidas de proteção à saúde como uma ameaça viva à população mundial. Tudo isso acontece apesar de os empregados terem permanecido em seus postos de trabalho remoto durante os últimos dois anos e garantido a operação da empresa em alto nível, permitindo, entre outras várias realizações significativas, a aplicação de milhões de reais em ações de enfrentamento à pandemia.

A FINEP na sexta-feira publicou um novo cronograma, antecipando para fim de junho o calendário de implementação do teletrabalho. Entendemos que é um avanço nas negociações, mas salientamos que há pontos no cronograma que nos trazem preocupação. Vamos manter a mobilização de todos para próxima quinta-feira.

Leia a Carta ao Presidente com as Resoluções de Assembleia de 26 de maio 2022.

Leave a Reply