Brasil e a Ciência perdem Waldimir Pirró e Longo em 8 de março

A AFIN – Associação dos Empregados da Finep, vem manifestar seu pesar pela perda do grande quadro da Ciência no Brasil, Dr. Waldimir Pirró e Longo, que faleceu no último 8 de março. Longo foi vice-presidente da Finep, onde deixou amigos e admiradores, pela sua forma de colocar seu saber a serviço da inovação para o desenvolvimento nacional.

Formou-se oficial do Exército Brasileiro em 1955 pela Academia Militar das Agulhas Negras, com graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1959), mestrado (1969) e doutorado (PhD,1970) em Engenharia e Ciência dos Materiais e Metalurgia pela University of Florida, e Livre Docência pela Universidade Federal Fluminense-UFF (1976).

Foi professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos-INEST da UFF. Portador de inúmeras honrarias, dentre as quais a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e os títulos de Pesquisador Emérito do CNPq e de Professor Emérito da UFF e ocupava Cadeira 188 da Academia Nacional de Engenharia.

Dentre os vários cargos que exerceu destacam-se: presidente da Empresa Fluminense de Tecnologia – FLUTEC, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFF, diretor do Observatório Nacional-ON.

Em 2006 recebeu o título de sócio benemérito da Associação dos Empregados da Finep – AFIN.

E em dezembro de 2016 a AFIN entregou a Waldimir Pirró e Longo o título de Personalidade de CT&I do Brasil, criado para homenagear àqueles que, na trajetória de tantas lutas, contribuíram para a Finep levar, a efeito, a sua missão.

Clique aqui e veja a aula do Dr. Waldimir Pirró e Longo na entrega do título de Personalidade de CT&I do BRASIL.

Em 2020 a editora da UFF publicou sua biografia “Abrindo trilhas: educação e tecnologia. Waldimir Pirró e Longo, uma vida a serviço da ciência e da tecnologia pelo progresso do Brasil”, de Paulo César Gomes.

Além de um relato sobre os principais acontecimentos da vida pública de Longo, o lançamento da Eduff reúne as principais entrevistas do professor para veículos de imprensa, como o Jornal do Brasil e a Folha de S. Paulo, e depoimentos de quem conviveu com ele.

Para saber mais sobre sua história, veja também o depoimento de Longo na série “A Ciência que eu Faço”, criada por Vera Pinheiro, em 3 episódios:

A série de entrevistas de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, foi uma iniciativa do MCTI, com o apoio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST.

Leia também:

Longo, uma profunda militância em defesa do conhecimento

Leave a Reply