O dia 5 de maio marcou a 1ª mobilização presencial dos empregados em favor da adoção do teletrabalho na FINEP.
Na manifestação a Associação apresentou alguns informes da 1ª reunião da CPART, realizada na última 3ª feira pela manhã, e da reunião com o Presidente, ocorrida no mesmo dia à tarde, destacando a reabertura de canais institucionais de diálogo importantíssimos com a FINEP.
Durante as reuniões, a empresa alegou que não há estudos que respaldem uma decisão pela implantação do teletrabalho. Ao mesmo tempo alega a existência de inseguranças jurídicas associadas à manutenção os empregados em teletrabalho, o que impediria uma decisão.
Lembramos que a empresa já realizou estudos de viabilidade técnica e jurídica e que já instaurou definitivamente essa modalidade de trabalho em alguns departamentos. Esclarecemos que um acordo sobre o teletrabalho com a participação do Sindicato teria validade jurídica superando quaisquer inseguranças vislumbradas pela empresa.
A Associação solicitou que todo o processo de debate e de implantação do teletrabalho seja realizado com a maior transparência e com a participação dos empregados e do Sindicato. Solicitou-se ainda que a empresa trate o tema com celeridade, priorizando a solução dos principais entraves para a adoção do teletrabalho.
E ponderou-se que seria oportuna uma comunicação para os empregados com um posicionamento em relação à disposição da empresa no sentido de implantar o teletrabalho.
Isso porque, muito embora tenha constituído grupo de trabalho para estudar alternativas para o teletrabalho, até o momento a empresa não se manifestou de forma clara quanto à real perspectiva de adoção do modelo, não havendo compromissos em relação a cronogramas e prazos.
Próximos passos
Ao final da manifestação foram aprovadas:
- Entrega de uma carta apresentando novas demandas:
-
- Compromisso de implementação de um regime definitivo de teletrabalho;
- Participação da representação dos empregados e do sindicato na elaboração das normas relacionadas ao tema;
- Entrega das atividades do grupo de trabalho em até 30 dias, para o resultado parcial, e em até 45 dias para o resultado definitivo;
- Divulgação a cada 7 dias do andamento dos trabalhos do grupo criado com esta finalidade.
- Realização de novo ato na próxima quinta-feira, no Pilotis, a partir das 10h.
A carta aprovada será entregue ao Presidente na próxima segunda-feira, 09 de maio, às 11hs.