Presidente da AFIN diz que é importante para todos conhecer mais sobre previdência

O presidente da AFIN Sérgio Leser, disse no Aproxima 2023, encontro promovido pela FIPECq Previdência para os aposentados em 15 de agosto, que todos devem conhecer mais sobre previdência.

Ele lembrou que a gestão anterior da FINEP não atendeu aos requisitos necessários para justificar a transferência do PPC, e relembrou o processo intenso de defesa do plano pela AFIN e a ASAF, com abaixo-assinados, proposição de Ação Civil Pública e denúncias à Previc.

Com a mudança da direção na FINEP foi sentida a necessidade de apresentar os fatos à nova gestão. A AFIN contratou um estudo independente da COPPEAD/UFRJ, o qual acredita ter sido decisivo para a suspensão da migração do PPC.

O estudo do COPPEAD comparou os resultados da FIPECq Previdência com os de outras 83 entidades de porte semelhante, e também com a FUNPRESP-Exe e a BB Previdência.

Na comparação com as 83 entidades de porte semelhante, no período de 2016 a junho de 2022, a rentabilidade média anual da FIPECq ficou em 11,18%, portanto, acima da rentabilidade alcançada pelas demais entidades, de 10,63%;e dois pontos superior à média global dos fundos, de 9,14%. A comparação teve como fonte estudo realizado pela Mercer, consultoria Internacional, contratada pela FIPECq.

No estudo pode ser observado que a FIPECq, embora menor que a FUNPRESP-Exe (em termos de volume de recursos e nº de participantes), conseguiu gerir os seus investimentos com custos percentuais equivalentes, gerando retornos semelhantes (e até melhores no caso do PPC) aos obtidos pela FUNPRESP-Exe.

Já na comparação com a BB Previdência, a rentabilidade líquida dos planos da FIPECq possui valor superior aos da BB Previdência por cerca de 2% (11,02% vs. 8,96%).

E isso compensa a diferença no valor da taxa de administração, de 0,46% da FIPECq para 0,12% da BB Previdência, sem falar na questão da representatividade dos contribuintes na governança dos planos.

Sobre a taxa de administração da BB Previdência, o estudo alerta para a ausência de informações relativas às taxas dos investimentos em fundos, administrados pelo Banco do Brasil (BBDTVM), que darão um efeito superior aos 0,12% cobrados diretamente.

Rejane Lins, presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas da FIPECq – ASAF, destacou o sentimento geral: “A gente não quer sair da FIPECq, queremos segurança sem risco, manter o patrimônio de forma segura”. Ela destacou a importância da decisão do Conselho de Administração da FINEP, de suspender a migração do PPC por 90 dias e fazer uma consulta pública aos ativos e assistidos que contribuem para o Plano, enfatizando que todos devem ser chamados a responder a consulta.

O público estava atento e participativo – Foto: Ali Celestino

O desempenho da FIPECq

O encontro reuniu cerca de 90 pessoas no Windsor Flórida Hotel, no Flamengo, e foi aberto pelo presidente da FIPECq Previdência, Cláudio Munhoz, que apresentou o desempenho da instituição.

Alguns dos principais destaques foram:

  • Superávit do PPC Ampliado: R$ 118,449 milhões em junho de 2023;
  • Redução da exposição ao risco do Plano: Redução das taxas de juros atuariais de 5% para 4,25%;
  • Redução de 35%, em termos reais, das Despesas Administrativas (Dez/2022 em relação a Dez/2015);
  • Redução das despesas Administrativas FIPECq em relação ao Ativo Total, de 0,94% em Dez/2015 para 0,54% em Dez/2022;
  • Despesas Administrativas FIPECq sobre o Ativo Total (0,54%) em linha com a média das Despesas Administrativas sobre o Ativo Total das entidades de previdência similares a FIPECq (0,61%).

O Aproxima 2023 teve ainda palestra da Galápagos, gestora do Fundo Bússola, sobre os cenários da economia brasileira e internacional e sua importância para as tomadas de decisões de investimentos, além de uma apresentação dos benefícios da FIPECq Vida a seus associados, destacando-se que 501 assistidos do PPC são associados ao FIPECq Vida.

Também foi apresentada uma dinâmica motivacional com Erik Penna, com o tema “Otimismo e Alegria”; e foram realizados sorteios de brindes, além do agradável coffee break e o saboroso almoço.

O Aproxima 2023 foi, portanto, uma boa oportunidade de entender mais sobre as questões da nossa Previdência Complementar e rever os amigos aposentados.

Foto ao alto: FIPECq – Divulgação.

 

Leave a Reply