Resultados da pesquisa sobre iniciativa da FINEP para desvinculação da FIPECq

03A Associação dos Empregados da Finep – AFIN realizou uma pesquisa online, entre os dias 17 e 25 de maio de 2021, para conhecer a opinião dos empregados a respeito da iniciativa da Área de Gestão de Pessoas empresa de desvinculação do patrimônio relativo às reservas dos participantes (empregados e ex-empregados) no PPC da FIPECq Previdência.

A pesquisa utilizou o software Lime, com respostas anônimas. Foram enviados convites para 557 pessoas. Responderam integralmente 149 pessoas. Dessas, 143 (95,97%) eram participantes da FIPECq e 6 (4,03%) não participavam do plano de previdência. Além destes um grupo de 47 pessoas acessou a pesquisa, mas não respondeu a todas as perguntas e seus questionários não foram considerados para totalização.

A grande maioria, 129 (86,58%), tinha conhecimento da carta enviada pela AFIN ao Presidente da FINEP sobre a questão. Apenas 17 (11,41%) não tinham conhecimento e 3 (2,01) não responderam essa questão.

OS 143 respondentes que fazem parte da FIPECq responderam mais quatro questões. Um grupo de 122 (85,31) disse que não tinha conhecimento sobre a intenção da Empresa de propor a transferência da gestão do seu fundo de pensão para outro gestor, e apenas 21 (14,69%) declararam que tinham conhecimento.

Quanto a existirem aspectos relacionados à gestão do PPC que ponham em risco a sua aposentadoria, 81 (56,64%) responderam que sim, 47 (32,87%) não sabiam, e 15 (10,49%) disseram que não.

A maioria dos respondentes, 68 (47,55%), não sabem se existem fatos graves que motivem a transferência na gestão dos recursos. Já 42 (29,37%) dizem que existem fatos graves, e 33 (23,08%), responderam que não existem fatos graves.

Quase todos os participantes da FIPECq, 128 (89,51%), considera inadequada uma transferência dos recursos sem que os participantes estejam de acordo com a movimentação. Já 10 (6,99%) não sabem e apenas 5 (3,50%) consideram adequada.

A AFIN incluiu para todos no questionário um campo de comentários e 48 (33,56%) dos respondedores fizeram observações. Dos que comentaram, 22 criticam a posição da FINEP pela falta de participação dos empregados e/ou pela falta de transparência. A maioria dos comentários (25) foi neutra em relação a gestão da FIPECq, abordando outras questões, por exemplo:

  • “Nada justifica medidas feitas às pressas em um assunto tão delicado.”
  • “Muito preocupante a decisão da Diretoria. Aonde está o grupo que foi criado sobre o assunto?”
  • “É algo pouco transparente e que deveria ser tratado de forma ampla e técnica, dando transparência aos empregados que terão que fazer escolhas.”

Um grupo de 13 respondentes fez comentários positivos em relação a gestão da FIPECq:

  • “Estou satisfeito com a FIPECq.”
  • “Até o momento a FIPECq tem tido competência e transparência.”
  • “O principal fato que pode pôr em risco minha aposentadoria é justamente a transferência dos recursos para a gestão por outra instituição decidida e controlada unilateralmente pelo patrocinador patronal.”

Já 10 dos que responderam criticaram a gestão da FIPECq:

  • “A falta de uma representatividade adequada e a falta de transparência na gestão da FIPECq gera muita insegurança para todos nós.”
  • “Não tenho segurança nas ações da FIPECq.”
  • “É a baixa representação dos participantes (ativos e assistidos) da Finep nos Conselhos de Administração e Fiscal da FIPECq.”

Resultados em gráficos