Anualmente a AFIN submete aos associados a prestação de contas anual do exercício anterior. A partir deste ano a nova Diretoria estabeleceu um calendário de divulgação semestral do balanço. O objetivo é o de, além de ampliar a transparência, compartilhar com os associados as preocupações com a sustentabilidade da Associação.
Como é do conhecimento de todos o número de associados da AFIN vem se reduzindo ao longo do tempo. E com o PDA, ocorrido em março de 2018, a perda de arrecadação da AFIN foi de aproximadamente 25%.
A Diretoria vem atuando no sentido de manter o equilíbrio de suas contas, e estaremos chegando ao final do ano com este equilíbrio restabelecido. Entretanto, compartilhamos com todos os associados a missão de reverter este quadro de apatia, de acomodação e de desmobilização dos empregados.
Sabemos que as dificuldades têm sido imensas, e as vitórias poucas, mas na história da AFIN muitas foram as conquistas alcançadas pelos empregados. E é somente com a sua união, e com uma AFIN fortalecida, que seremos capazes de mantê-las e avançar na qualidade do ambiente de trabalho e nas conquistas trabalhistas.
É preciso:
ter consciência dos ganhos dos ACTs nos últimos anos, e da revisão dos planos de carreira, conquistados a partir do reconhecimento do Sindicato dos Bancários como representantes na mesa de negociações;
reconhecer a atuação da Associação em defesa da valorização dos empregados da FINEP e da própria Empresa, pelo papel que desempenham e pela sua capacidade de atuação, em prol do desenvolvimento ambiental, social e econômico do país;
destacar a luta da AFIN em prol da transparência, do amplo debate e da liberdade de expressão, contrário às injustiças e ao mau uso da FINEP, e o efeito exercido sobre os dirigentes e gestores.
São estes os valores entregues pela Associação, que justificam a confiança e a contribuição dos seus associados, e que continuamos a defender.
As divergências de opiniões são naturais. É importante que surjam e que sejam exploradas, buscando caminhos para a construção de consensos e conclusões.
Estamos abertos ao diálogo com todos os empregados. Mas a opinião dos associados permanecerá sempre mais relevante na construção e no aprimoramento da atuação da AFIN.
Por isto, insistimos que é de dentro da Associação, participando e contribuindo ativamente para o seu fortalecimento, que vamos alcançar os nossos objetivos. E renovamos o convite a todos os associados para repercutir e apoiar esta ideia.
Veja abaixo o link do balanço do 1º semestre de 2018, aprovado pelo conselho fiscal:
Balanço Patrimonial AFIN 2018 – 1º Semestre |