Comissão Eleitoral convoca eleições para Diretoria e Conselho Deliberativo da AFIN

Edital Nº 07/2023

Convocação para eleições virtuais para a Diretoria e Conselho Deliberativo da Associação dos Empregados da Finep – AFIN

Gestão 01.01.2026 a 31.12.2027

A Comissão Eleitoral da AFIN – Associação dos Empregados da FINEP, no uso das atribuições que lhe confere os artigos 7°, do Regimento Eleitoral, aprovado em assembleia geral extraordinária virtual no dia 22/09/2025, vem convocar seus associados adimplentes com obrigações sociais para concorrer às eleições visando compor à nova Diretoria e Conselho Deliberativo da Associação para o período de 01 de janeiro de 2026 à 31 de dezembro de 2027.

Em decorrência de estabelecimento do regime de teletrabalho híbrido aplicado pela Financiadora de Estudos e Projetos aos seus colaboradores, o processo eleitoral de 2025 será realizado de forma virtual, na forma deste Edital.

I. NORMAS GERAIS

1) O presente edital regulamenta as eleições dos membros titulares e suplentes da Diretoria e do Conselho Deliberativo da AFIN para gestão período de 01/01/2026 a 31/12/2027;

2) As Chapas deverão conter, cada uma, os nomes dos 10 (dez) titulares (cinco para a Diretoria e cinco para o Conselho Deliberativo) especificando os cargos, e de 6 (seis) suplentes, sendo 3 (três) para cada órgão;

3) Inscrição de chapas ocorrerão no período de 29/10/2025, a partir das 09:00h, até dia 07/11/2025 às 17:00h;

4) Para se candidatar a qualquer cargo o sócio deve satisfazer aos seguintes requisitos (Art. 6° do Regimento Eleitoral da presente Eleição):

4.1) Ser sócio efetivo, em pleno gozo de seus direitos e estar em dia
com suas obrigações sociais;

4.2) Estar associado à AFIN ao menos 180 (cento e oitenta) dias antes da data fixada para a realização das eleições e;

4.3) Ter sua inscrição deferida pela Comissão Eleitoral, de conformidade com as disposições do Estatuto e do Regimento Eleitoral da presente Eleição;

  • Do Regimento Eleitoral – Do Limite de Inscrição: Artigo 9º “Cada candidato pode concorrer a apenas um dos três órgãos eletivos: Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal”.

5) As fichas de inscrição das chapas concorrentes deverão ser encaminhadas por e-mail: afin@afin.org.br podendo ser digitalizadas e/ou conter assinaturas eletrônicas, dentro dos prazos fixados.

6) Serão aceitas alterações na composição das chapas somente até o prazo final de inscrição estabelecido no item 3.

7) As chapas concorrentes terão designação numérica, pela ordem em que se inscreverem.

8) A indicação de fiscais será realizada por e-mail: afin@afin.org.br encaminhado pelo candidato ao cargo de titular da Diretoria e ao cargo de titular do Conselho Deliberativo.

9) A apresentação de recursos à divulgação das chapas será realizada por e-mail: afin@afin.org.br encaminhado por candidato ao cargo de titular da Diretoria e ao cargo de titular do Conselho Deliberativo.

10) A eleição virtual será realizada por meio da plataforma Helios Voting disponibilizada no site https://vote.heliosvoting.org/.

11) Os associados efetivos, habilitados receberão até o dia: 20/11/2025, nos e-mails cadastrados, mensagem informando o link para a eleição na plataforma Helios Voting, usuário e senha de acesso à plataforma virtual de votação.

12) Para tanto, os associados habilitados deverão atualizar seus e-mails através do correio eletrônico da Associação: afin@afin.org.br, até o dia: 17/11/2025, permitindo a participação no processo eleitoral, sem prejuízo de que a comissão possa sanar eventuais pendências até o encerramento do pleito.

13) Os eleitores que estiverem em gozo de férias ou ausentes nos dias das eleições poderão votar normalmente através da plataforma digital.

14) Os votos registrados virtualmente são criptografados.

15) A plataforma de votação virtual possibilita ao sócio habilitado alterar o seu voto durante o período da votação e só o último voto é computado.

II. CRONOLOGIA

1) O processo eleitoral iniciar-se-á com a divulgação deste edital e obedecerá a seguinte cronologia:

2) 29/10/2025 – abertura das inscrições para as chapas a partir das 09:00h, que deverão ser realizadas através do e-mail: afin@afin.org.br .

3) 07/11/2025 – término das inscrições de chapas que será encerrado às 17:00h, horário de Brasília.

4) 10/11/2025 – Comissão Eleitoral divulgará as chapas inscritas;

5) 12/11/2025 – até às 17:00 horas – data e horário limite para recebimento de recursos pela Comissão Eleitoral.

6) 17/11/2025 – Prazo final para divulgação pela Comissão Eleitoral do resultado do julgamento dos recursos;

6.a) Prazo final para que os eleitores atualizem seus e-mails através do correio eletrônico da Associação: afin@afin.org.br , onde irão receber as informações para votação online.

7) 19/11/2025 – credenciamento dos fiscais eleitorais das chapas.

8) 25 e 26/11/2025 – realização de votação que será realizada, de forma virtual, terá início às 9:00 h do dia 25.11.2025 e o encerramento da votação se dará às 17:00 h do dia 26.11.2025. Após o encerramento da votação será realizada a apuração dos votos e, a seguir, proclamação da chapa vencedora.

09) 28/11/2025 – até às 17:00 horas – data e horário limite para recebimento de recursos pela Comissão Eleitoral.

10) 02/12/2025 – Prazo final para divulgação pela Comissão Eleitoral do resultado do julgamento dos recursos.

11) A posse dos eleitos realizar-se-á em Assembleia Geral Extraordinária, dentro do período que se encerra em 31/12/2025, em data a ser ajustada com a atual Diretoria e Conselho Deliberativo, na forma do Regimento Eleitoral do Artigo 27º item b.

Outras informações adicionais sobre o pleito, poderão ser obtidas junto aos membros desta Comissão através do e-mail: afin@afin.org.br.

A Comissão Eleitoral

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2025.

Dilcinei Vargas Paulo Cesar Silva Motta Isaias Guimarães Democrito
Membro da Comissão Eleitoral Membro da Comissão Eleitoral Membro da Comissão Eleitoral

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