Em discussão assinatura em separado do ACT pelas filiais da Finep
A opção de assinatura individual nas filiais com CNPJ (Brasília, São Paulo e Fortaleza) foi apresentada em reunião realizada ontem, entre a Superintendente da AGEP, o diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e a Presidente da AFIN, como uma solução provisória, para agilizar as atualizações salariais e os pagamentos decorrentes do Acordo Coletivo de Trabalho aprovado em assembleia.
Ficou acordado que, em curtíssimo prazo, o Acordo Coletivo será estendido às filiais com a realização das assembleias regionais, com a participação dos sindicatos estaduais filiados à CONTRAF. A marcação das assembleias nos estados está sendo realizada entre o RH da Finep e os sindicatos dos respectivos estados.
Esclarecemos ainda que a posição da CONTRAF adotada nesse ano, de requerer assembleias estaduais para dar ampla abrangência ao ACT aceito pelos empregados da Finep, deve-se ao fato desse acordo, ao contrário da CCT da categoria, implicar perda real de salário e de benefícios.
Outro assunto tratado na reunião de ontem foi o processo de promoção 2019. Conforme a norma vigente, o calendário foi alterado em relação aos anos anteriores, para que o processo ocorra no fim do ano e o pagamento apenas em janeiro de 2020. Ou seja, além de um ACT que implicará em perdas salariais reais, perdemos a verba de promoção do ano 2019 e, com o reajuste dos planos de saúde na virada do ano e uma possível redução do reembolso praticado, serão ainda maiores as perdas dos nossos salários.
25.10.2019
O Colegiado