Representação dos empregados na CPART e CIPA respondem à nota do Fique por Dentro

Prezados colegas,

Fomos pegos de surpresa com a nota publicada em 03/12/2021, no “Fique por Dentro” da intranet, na qual a AGEP afirma que ampliou a participação no protocolo de retorno às atividades presenciais, ao realizar apresentação e receber contribuições da CIPA e CPART.

Antes de nos atermos sobre a forma que a empresa está adotando para esse retorno ao trabalho presencial, é necessário que nos detenhamos naquilo que é a raiz dessa situação: qual é a justificativa razoável, sustentada na realidade dos fatos, para essa decisão da diretoria da Finep? É na resposta a esta pergunta que se pode atribuir sentido a um debate sobre a forma de retorno ao trabalho presencial.

Voltando ao assunto do praticado pela AGEP, a apresentação foi de fato realizada à CPART e à CIPA, mas foi unanimidade nas duas ocasiões que esse não pode ser considerado um processo de construção conjunta, pois, além do desconfortável sigilo requerido, nenhuma sugestão realizada nestas reuniões foi acolhida ou levada em consideração para a construção do Protocolo de Retorno. Ressalte-se, ainda, que a CIPA, a CPART e o Sindicato dos Bancários reiteradamente solicitaram reuniões para participação na construção do protocolo, porém sem retorno e/ou abertura por parte da empresa.

Ademais, a nota publicada traz outros fatos incorretos, como quando afirma que as preocupações expostas estavam no radar da empresa e que já haviam recebido algum tipo de tratamento. Foi exposto nas reuniões que o protocolo apresentado não é suficiente para garantir a adequada segurança sanitária dos trabalhadores, e diversas ações consideradas necessárias pela CPART e pela CIPA simplesmente não foram levadas em conta pela AGEP.

Entendemos que se trata de um plano em construção, sujeito à aprovação e deliberação da Diretoria Executiva da Finep. Por outro lado, este é o melhor momento para que as preocupações destas representações dos empregados sejam ouvidas, debatidas e negociadas. É importante que o assunto seja aberto ao debate com todos os empregados.

Meras ciências e apresentações não constituem processos participativos! Mais ainda no caso da CIPA, para quem a apresentação foi feita no mesmo dia em que o protocolo para os gestores, assessores, secretárias executivas e consultores técnicos foi aprovado pela Diretoria Executiva. Não se pode considerar isso uma ampliação de participação, dado que esta nunca ocorreu de fato para o assunto relacionado ao retorno das atividades no contexto da pandemia da Covid-19.

Ficam aqui registrados nossa insatisfação e nosso protesto!

CIPA e Representação dos Empregados na CPART

Leave a Reply