Finep dá mais um passo para tirar a gestão do PPC da FIPECq

Caros colegas, ativos e aposentados da Finep,

Fomos surpreendidos pela decisão do CA da Finep que, na última sexta-feira, dia 28/11/2025, deliberou pela abertura de um edital de seleção pública para escolher uma nova entidade gestora para o nosso PPC. Essa decisão já havia sido aprovada anteriormente naquela instância, mas estava suspensa temporariamente pela abertura, recentemente, de negociações entre Finep e FIPECq.

Nossa surpresa e decepção decorrem do fato de que, após anos em que a Finep se recusou a dialogar com a FIPECq sobre suas próprias demandas, nos últimos meses esse canal finalmente fora aberto. Nesse processo, a FIPECq atendeu às solicitações apresentadas pela Finep, incluindo a cessão imediata de uma cadeira adicional no Conselho Deliberativo, com o posterior início da revisão estatutária para formalização desse ato.

A única demanda que não foi atendida foi a retirada do direito de voto de participantes não contribuintes do plano FIPECqPrev, por se tratar de medida manifestamente ilegal. Ainda assim, é importante registrar que atualmente não há nenhum participante não contribuinte no FIPECqPrev.

Também causa estranheza que essa decisão seja tomada justamente quando o PPC vive o melhor momentos de sua história, com superávit recorde de R$ 200 milhões.

Lamentamos, sobretudo porque não foi apresentada, até aqui, qualquer justificativa técnica ou argumento consistente que sustente essa decisão.

Reafirmamos que seguiremos firmes na defesa do nosso patrimônio e, igualmente, na cobrança por uma solução para os empregados ativos que permanecem sem plano de previdência até o momento, pela insistência da Finep em atrelar essa decisão ao PPC.

Associação dos Empregados da Finep (AFIN)

Associação de Aposentados e Pensionistas da FIPECq (ASAF)

Leave a Reply