Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2024.
Prezados Associados,
É com grande satisfação que a Associação de Empregados da FINEP (AFIN) comunica a todos que o Conselho de Administração da Finep (CA) decidiu encerrar o processo de transferência do Plano de Previdência Complementar (PPC), por meio da Deliberação DEL/CA/031/2024.
Esta decisão representa uma importante vitória para todos nós, pois reflete o reconhecimento dos riscos e das irregularidades identificadas durante a análise do processo. Especialmente, esta decisão reconhece a economicidade da gestão do PPC, tendo em vista a excelente rentabilidade e os custos adequados, devendo ser o ponto de partida para a reconstrução de uma confiança plena na capacidade da FIPECq, de seus dirigentes e de seus conselheiros, de entregar resultados para participantes e assistidos, principal interesse da FINEP enquanto patrocinadora.
Agradecemos ao CA, na figura de seu presidente, Luis Fernandes, por toda a sua atenção e sensibilidade às nossas preocupações, garantindo assim a proteção dos interesses de todos os empregados e pensionistas envolvidos.
Agradecemos especialmente ao Presidente da Finep, Celso Pansera, e ao Chefe de Gabinete, Fernando Peregrino, pela transparência e diálogo com que conduziram a questão, trabalhando sempre para resguardar a Finep de uma possível decisão equivocada.
Precisamos agradecer ainda à Diretoria da Associação de Aposentados da FIPECq – ASAF, especialmente à sua Presidente, Adiles Rejane Lins, e à Diretora Maria Sylvia Derenusson, que representaram de forma tão eloquente os aposentados, pelo vigor com que se engajaram à campanha pelo cancelamento da transferência do PPC, durante o período do sobrestamento, e cujo apoio foi decisivo para alcançarmos esta grande conquista.
A AFIN continua firme em sua missão de defender os direitos e interesses de seus associados, e acompanhará os desdobramentos da decisão do Conselho de Administração, em conjunto com a ASAF. Permaneceremos vigilantes e atuantes para garantir que o patrimônio dos empregados seja protegido.
Agradecemos a todos pelo apoio e confiança.
Atenciosamente,
Colegiado da AFIN