FINEP – 53 anos acreditando no futuro

No Brasil, o processo de estruturação do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação teve início a partir da criação de organizações federais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em 1951, das universidades federais e estaduais, além da criação de fundações estaduais de apoio à programas e ações voltadas à C,T&I, como a Fapesp.

Naquela época o Brasil dava impulso sua industrialização. Com a economia fortemente estruturada na produção de commodities, a agricultura se configurava como um setor estratégico. No entanto, com um novo modelo de desenvolvimento se fazia necessário ampliar o conjunto de insumos para a indústria, criar novas fontes de energia e investir em infraestrutura e projetos de engenharia de grande porte.

Nesse contexto, no dia 24 de julho de 1967, foi criada a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP. Sua ação foi fortalecida pela constituição, em 1969, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, com a FINEP como secretaria executiva do Fundo o que permitiu que a mesma se consolidasse como principal agente na implementação das políticas nacionais de C,T&I.

Em decorrência da sua trajetória institucional, a FINEP é reconhecida nacional e internacionalmente pela diversidade de instrumentos e por sua larga experiência na implementação de projetos e programas de CT&I. Há mais de cinquenta anos a FINEP tem se dedicado a construir processos operacionais voltados à realidade das condições nacionais, de sorte a oferecer dinamismo e efetividade aos executores das atividades de P&D. O modelo de atuação da Finep e de financiamento público do FNDCT são singulares, e servem de parâmetro para agências de outros países. A FINEP é a única agência de financiamento à C,T&I do País que dispõe de um arcabouço jurídico que permite combinar instrumentos de apoio a todo o ciclo da Ciência, Tecnologia e da inovação.

Os empregados da FINEP, representados pela sua Associação, a AFIN, tem orgulho de participar de forma ativa desta construção, e seguem acreditando no futuro do país

Participe dos 53 anos da FINEP

Para comemorar os 53 anos da FINEP a Associação dos Empregados da FINEP – AFIN – convida para uma ‘live’ em seu canal do YouTube e em sua página no Facebook, quinta-feira, 30 de julho, às 18h30.

O evento vai contar com depoimentos de pessoas que tiveram importante papel na história da empresa e destacar a importância do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação para a construção do Desenvolvimento.

Canal YouTube da AFIN

Página da AFIN no Facebook

Leave a Reply